Telefones

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Geral Loja

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Veja os perigos de andar com excesso de peso no carro

Exemplos de excesso de peso no carro não faltam: na viagem de férias, na mudança de casa, na compra de materiais de construção, na ida ao sítio ou até mesmo em um retorno do supermercado.

Como os motoristas geralmente transportam mais do que o máximo de carga descrito no manual do veículo, é preciso atentar para não ter problemas. Afinal, além do risco de acidentes e as multas, o prejuízo pode ser incalculável, como na troca da suspensão, freios e amortecedores.

Para evitar situações que coloquem a sua segurança em xeque, vamos mostrar neste post alguns perigos do excesso de peso. Quer rodar sempre em boas condições? Então continue lendo!

Quais os riscos do excesso de peso no carro?
O primeiro risco está ligado à dirigibilidade do carro. Com o excesso de peso, o motorista tem que fazer mais força para realizar uma curva, podendo perder facilmente o controle do veículo. Trata-se de uma situação que causa inúmeros acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Outro problema é com a queda do que está sendo transportado, que pode, inclusive, atingir inocentes nas ruas ou estradas. Afinal, é muito comum objetos voarem do teto do carro, mesmo que estejam devidamente amarrados.

O ideal é sempre utilizar o espaço destinado ao porta-malas ou compartimentos extras fechados que podem ser instalados no teto do automóvel. Além de diminuir a segurança, rodar com mais peso do que o permitido danifica consideravelmente as peças do seu possante, como veremos a seguir:

Danos na suspensão e nos amortecedores
A suspensão é uma das peças mais prejudicadas com o excesso de peso no carro. Isso porque, ela sustenta o veículo, amortecendo as oscilações.

Ao rodar com mais peso do que o recomendado pelo fabricante, serão afetados ainda molas, pivôs, buchas e barras de sustentação. Como cada veículo tem um custo de manutenção, o prejuízo pode ultrapassar R$ 1.000,00 com a troca das suspensões, por exemplo. Fora isso, o risco de acidentes aumentará imensamente em razão dos balanços excessivos e possíveis travamentos.

Problemas nos freios
Motoristas que trafegam com mais peso do que o ideal acabam superaquecendo os freios dos seus carros, ou seja, a peça pode não funcionar adequadamente em um momento de freada brusca.

Com a capacidade de frenagem afetada, muitos veículos não conseguem parar em uma distância de 2,5 metros do carro a frente, assim, a colisão traseira acaba sendo quase que inevitável.

Um dos indicadores do superaquecimento é o amolecimento e aprofundamento dos pedais. Caso isso aconteça, pare o veículo e solicite ajuda profissional imediatamente.

Comprometimento da visão no vidro traseiro
Este problema é um dos mais corriqueiros para famílias que viajam nas férias. Com o excesso de bagagem, muita gente coloca travesseiros, malas e até mesmo utensílios domésticos no chamado tampão do porta-malas

A prática compromete a visão e deixa o motorista ao léu quando precisa olhar no retrovisor. Dessa maneira, inúmeros acidentes podem acontecer.

Fora isso, a grande quantidade de objetos soltos pode ferir gravemente alguém em caso de uma colisão por conta da inércia, que aumenta o peso dos objetos e pode levar um ser humano ao desmaio.

Como evitar o problema?
A primeira dica é respeitar a lei: o excesso de peso por eixo dá multa de gravidade média, de acordo com a Resolução 258 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Além de rodar respeitando a capacidade de peso do seu carro, busque sempre organizar as malas ou objetos que serão transportados, seja no porta-malas, seja em compartimentos externos no teto, sempre respeitando o limite de 40 cm de altura.

Outra recomendação é evitar os objetos soltos no interior do carro e preservar a manutenção, desde a calibragem dos pneus até o balanceamento. Assim, o excesso de peso no carro deixará de ser maior dos problemas.

Gostou do nosso post? Então compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a sempre rodar com segurança!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também