Telefones

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Geral Loja

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Vazamento de óleo no carro: como identificar?

Problema comum, o vazamento de óleo pode causar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça para o motorista. Como pode ser ocasionado por diversos fatores, o melhor é saber reconhecer os primeiros sinais e conseguir tomar as medidas necessárias para evitar o agravamento do defeito. 

Há outras evidências de vazamento de óleo além das manchas no chão da garagem, por isso elaboramos este post, para você identificar o problema e também poder preveni-lo. Quer ter a manutenção do seu carro sempre em dia? Continue a leitura!  

Por que acontece o vazamento de óleo?   
Geralmente, o vazamento de óleo é uma consequência da falta de manutenção rotineira em seu veículo.

Quem deixa as revisões estabelecidas pelas concessionárias para segundo plano acaba tendo diversos problemas, como desgastes excessivos das peças e pneus, sem falar nos riscos de acidentes em razão de possíveis panes na estrada.  

Entre as causas dos vazamentos, podemos citar o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, problemas no cárter, entre outros. 

Como o óleo pode vazar do motor ou do freio do veículo, é preciso contar com o auxílio de profissionais capacitados para resolver a situação. Inclusive, em muitos casos, somente uma revisão geral identifica de onde está vindo o vazamento.

Quais são os sinais do vazamento?  
Seja você um experiente motorista ou marinheiro de primeira viagem, os sinais do vazamento de óleo são bem nítidos. Além da sujeira no chão, verifique como está o nível do líquido no reservatório – com auxílio da vareta. A dica é sempre fazer a medição com o carro frio, seja em sua casa, posto de gasolina ou em uma concessionária de confiança. 

Outro detalhe é procurar vestígios de um possível vazamento nas peças do motor do carro, como o tampão do cárter, pois em vários casos ele fica mal fechado.  

Analise ainda o parafuso dreno que fica dentro do cárter, as emendas e a parte de baixo do carro onde está encaixado o boco do motor. 

O que acontece se o problema não for solucionado? 
Mesmo sendo um vazamento pequeno, o seu motor poderá ser danificado caso o reparo não aconteça rapidamente. 

Fora isso, o lubrificante também pode estar em um nível abaixo do recomendado, fato que está ligado com a danificação das peças do motor. 

Imagine ter que fazer uma retífica completa da peça mais importante do seu veículo justamente por falta de um cuidado básico e corriqueiro? O prejuízo seria bem grande, não é mesmo? 

Qual a melhor solução para evitar o vazamento? 
Assim como a maioria dos problemas que afetam os motoristas, o vazamento de óleo pode ser evitado com as revisões do automóvel. A dica é você sempre manter o seu carro com a manutenção em dia, tendo o cuidado de escolher lugares de confiança e profissionais altamente capacitados. 

Use sempre produtos de qualidade e prime pela troca total do óleo. No mais, fique sempre alerta para um dos possíveis sinais mencionados neste post. Ao perceber algo fora do comum, procure imediatamente a sua concessionária de preferência! 

Aprendeu como identificar possíveis vazamentos de óleo em seu possante? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e leve informação de qualidade aos seus amigos e familiares!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também