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Qual é o momento correto para trocar de marcha? Aprenda aqui!

Nesses tempos em que o preço do combustível está nas alturas, qualquer dica que possa ajudá-lo a gastar menos é válida, certo? Que tal lembrarmos quais são os princípios básicos para trocar de marcha sem afetar o motor e, ainda, economizando?

Claro que, dirigindo há bastante tempo, você deve conhecer bem seu carro e saber o ponto exato de pisar na embreagem e colocar a mão no câmbio. Mas algumas dicas são valiosas e, muitas vezes, acabamos nos esquecendo de usá-las no dia a dia.

Por isso, neste artigo, vamos ajudar você a se lembrar de como fazer a troca de marcha da melhor forma para poupar o motor do seu veículo — e também o seu bolso!

Atenção ao conta-giros
Essa costuma ser a primeira regra que aprendemos na hora de trocar a marcha durante um trajeto. Se o seu carro tem o conta-giros no painel, vale ficar de olho nele. Mas qual a posição ideal?

O certo é que cada motor tem uma faixa limite para a troca de marcha. Por isso, no seu carro, o melhor é que você faça a troca quando o ponteiro estiver na faixa vermelha. Em média isso ocorre em torno de dois mil giros.

Se estiver acima disso, é sinal de que o motor começou a extrapolar o limite de rotações. A partir daí, você estará gastando mais combustível do que deveria e prejudicando o funcionamento do seu carro.

Olho na velocidade
Você pode usar a velocidade como base para saber se está na hora de trocar de marcha, caso o seu veículo não tenha o marcador de giros. Tem gente que também se acostumou a fazer assim.

Apesar de cada carro ter um padrão, você pode seguir a seguinte média: para arrancar você não deve esticar demais a primeira marcha. Então, ao chegar aos 20 Km/h você já deve partir para a segunda.

Depois, vá até 30 a 35 Km/h, no máximo, para trocar para a terceira marcha, que pode ir somente até 45 ou 50 Km/h. Aos 60 Km/h você estará na quarta marcha. Se for trafegar nessa velocidade por um tempo, pode passar para a quinta com tranquilidade.

Na estrada, a regra muda um pouco. Como as velocidades limite são maiores, você vai esticar um pouco mais o uso das marchas. Então, poderá ir em terceira até os 60 Km/h, passando para a quarta até os 90 Km/h e seguindo em quinta marcha nas velocidades acima disso.

Troca antes do limite
Não é recomendado usar as marchas no limite como rotina, circulando pela cidade, por exemplo. Ao contrário do que se pode pensar, assim você vai forçar o motor e gastar mais combustível.

Deixe para usar essa prática nas rodovias, durante uma viagem e, principalmente, se for fazer uma ultrapassagem.

Outra situação em que você poderá usar a marcha em seu limite máximo é nas subidas, pois você precisará da força do motor. Se tiver que parar no meio da ladeira, use o freio de mão, em vez de ficar com o pé na embreagem acelerando. Assim, você gasta menos.

Já nas descidas, você deve usar uma marcha mais baixa do que o normal — o chamado freio motor, usado para ajudar no controle da velocidade nesses casos. Não caia na tentação de descer em ponto morto: além de ser inseguro, com a injeção eletrônica, o gasto de combustível seria o mesmo.

Redução também conta
Até agora falamos da aceleração. Mas você vai trocar de marcha também na hora de reduzir a velocidade, certo? Então, saiba que a regra é bem semelhante. Você pode usar o mesmo cálculo de velocidade que recomendamos anteriormente — dessa vez de forma regressiva.

Sendo assim: ao chegar aos 50 Km/h você troca para a quarta marcha, volta para a terceira quando estiver perto dos 35 Km/h e reduz para segunda quando o carro estiver a 20 Km/h, em média.

Todas essas dicas vão ajudar você a trocar de marcha de forma mais suave, sem forçar o motor do seu veículo. Com a prática, você fica tão acostumado que, somente ao ouvir os sons do seu carro, acaba fazendo a conversão na hora certa.

Quer mais dicas sobre redução do consumo de combustível? Veja este outro post e continue conosco!

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