Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

5 dicas de direção defensiva para aumentar sua segurança no trânsito

Tais habilidades são essenciais para evitar acidentes. Confira algumas que podem ter sido esquecidas mesmo após as aulas teóricas do Detran! 
 
Direção defensiva, de acordo com o manual do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), “é a forma de dirigir que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”. 
Portanto, as táticas servem para antecipar problemas que podem gerar consequências graves no trânsito evitando que as mesmas ocorram. 
Confira a seguir algumas práticas de direção defensiva para garantir percursos mais tranquilos! 
 
1 – Mantenha as duas mãos no volante 
Inegavelmente, muitos motoristas possuem o hábito de dirigir com apenas uma das mãos no volante. Porém, uma das principais práticas de direção defensiva indica que ambas devem ser utilizadas. A ausência da mão direita deve ocorrer somente pelo tempo necessário para a troca de marcha
Caso necessite fazer uma alteração na rota do GPS, por exemplo, pare o veículo de forma segura. Jamais manuseie recursos como esse enquanto conduz. 
 
2 – Use o cinto de segurança corretamente 
Apesar de parecer uma dica óbvia, um número significativo de pessoas faz o uso incorreto do cinto de segurança. Alguns passageiros dispensam o recurso na parte de trás, o que é completamente incoerente.  
Por outro lado, há quem use o cinto torcido. Tenha cuidado com isso, porque caso você sofra um acidente utilizando-o dessa maneira, os riscos de traumatismo aumentam consideravelmente. 
Por fim, certifique-se de que ouviu o clique ao afivelar o item. 
 
3 – Sente-se corretamente no banco 
Ao mesmo tempo, a posição correta também é uma prática de direção defensiva. Só para ilustrar, o recomendado é permanecer com os braços e as pernas ligeiramente dobrados. Além disso, as costas devem estar encaixadas no encosto num ângulo de 90 graus. 
Verifique se o seu pulso está tocando o alto do volante sem dificuldade. Caso contrário, ajuste a posição do banco. 
Não deixe de checar se os retrovisores estão oferecendo boa visualização conforme sua estatura. 
 
4 – Dirija mantendo a distância de segurança 
Sem dúvida, dirigir próximo da traseira de outros carros oportuniza acidentes. Afinal, a qualquer momento o veículo da frente pode parar de forma brusca e inesperada. Se estiver por perto, você não terá tempo suficiente para frear. 
A direção defensiva também orienta a evitar trafegar ao lado de caminhões e ônibus, uma vez que estes contam com muitos pontos cegos. Por isso, os motoristas não estão te vendo, em boa parte das vezes. 
 
5 - Faça manutenção preventiva 
Além de evitar gastos maiores do que o necessário, a manutenção preventiva garante o bom funcionamento dos sistemas e de suas peças. Portanto, verifique com frequência: 
 
▪ O nível de fluidos, como o óleo de freio; 
▪ O estado de conservação de palhetas e pneus; 
▪ A ocorrência de vazamentos; 
▪ O acendimento correto de todos os faróis e todas as luzes de alerta. 
 
Logo, para garantir uma direção defensiva eficiente, conte com mecânicos altamente especializados para realizar as revisões periódicas do seu carro. 
 
Na oficina da Forlan, você encontra peças genuínas, além de poder agendar um horário sem sair de casa. 
 
Conheça os nossos perfis: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também