Telefones

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Geral Loja

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Cuidados com o estepe: saiba como conservar o pneu reserva

Imagine a seguinte situação: você está de férias, fazendo a tão sonhada viagem de carro com a família. Entretanto, no meio do caminho um imprevisto acontece. O pneu acaba furando. Na hora de pegar o estepe para fazer a substituição você percebe que ele está inutilizável. Desesperador, não é mesmo?

Pois bem, quem dirige com segurança sabe que precisa cuidar sempre do pneu reserva, até porque ele pode ser o verdadeiro “salvador da pátria” em algumas situações. É aí que surge outra questão comum: que atitudes tomar para conservar esse item tão importante?

Se essa é a sua situação, então está no lugar certo! Veja no post de hoje que cuidados adotar para ficar ainda mais garantido nesse sentido.

Qual a importância do pneu reserva?
Como adiantamos, o estepe tem um papel crucial. Como é um pneu reserva e substituto, ele costuma ser usado em situações de emergência, levando o veículo até uma oficina ou outro espaço especializado em reparo.

O que poucos motoristas sabem é que os modelos de veículos de hoje estão saindo de fábrica com o pneu reserva mais fino que os demais. Essa é uma maneira de ocupar menos espaço no bagageiro, mas também pode ser um dificultador.

Isso acontece porque dirigir com esse modelo exige cuidados especiais. A velocidade precisa ser controlada, pois ele apresenta uma chance maior de complicação.

O que fazer para conservá-lo?
Agora que você já sabe como ele é importante, pode ser que esteja se questionando sobre como mantê-lo em dia, certo? Veja algumas dicas que levantamos a seguir:

Mantenha a calibragem regulada
O estepe deve ser calibrado junto com os demais pneus. Afinal de contas, ninguém espera encontrar um pneu praticamente vazio em uma situação de emergência, não é mesmo?

Então faça a calibragem com um prazo máximo de 15 dias, pois ele pode perder a pressão mesmo sem rodar. Se você está em dúvida sobre que pressão considerar, basta checar no manual do veículo.

Trafegue em velocidade reduzida
Quando fizer a substituição, tenha em mente que está usando um pneu que estava parado e não tem as mesmas características que os demais. Para evitar qualquer dor de cabeça, trafegue em velocidade reduzida e mantenha a sua segurança!

Cheque os equipamentos necessários para a troca
Trocar o pneu envolve outros equipamentos além dele mesmo. Para garantir que tudo será feito, veja o que é necessário no caso do seu veículo (como macaco, alavanca, objetos de sinalização) e tenha tudo em dia. Assim você não precisa pedir socorro!

Troque o estepe careca
Se o modelo estiver ficando careca (ou seja, muito gasto), não deixe de fazer a troca também. O pneu é a ligação entre o seu veículo e o solo, então é indispensável que esteja em boas condições.

Agora que você sabe o que fazer para conservar melhor seu pneu reserva, não deixe de colocar todas essas dicas em prática e assim trafegar com mais segurança! Essa é a melhor forma de proteger a sua vida e a de quem você ama!

Aproveite o impulso de que está se informando e leia nosso post com os itens que você deve revisar antes de viajar. Nos encontramos por lá! Até mais!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também