Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Você sabe como utilizar o freio motor? - FORLAN

O uso do recurso pode aumentar a durabilidade do sistema. Confira o uso correto do freio motor acompanhando este post!

O que é o freio motor? 
Antes de mais nada, é importante entender que o freio motor é uma prática segura em que a marcha é reduzida em frenagens longas quando o veículo se encontra em descidas íngremes. Dessa maneira, o sistema de freio não sofre sobrecarga.  
Para realizar o procedimento corretamente, basicamente o(a) motorista deve engrenar a mesma marcha que usaria para subir aquele percurso. Tal processo desacelera o veículo aos poucos. Só para ilustrar, se para uma mesma ladeira a pessoa usaria a segunda marcha para poder subi-la, na descida ela deve reduzir o câmbio para a mesma posição. 
Uma vez que o carro não realiza a descida com uma marcha alta, a condução torna-se mais segura. 
 
Por que recorrer à prática? 
Primeiramente, o uso do freio motor contribui para a redução do consumo de combustível, porque o pé é retirado do acelerador. Então, ainda que o motor esteja em alta rotação, ele não é alimentado com combustível, já que a injeção acontece somente quando há aceleração. Logo, o veículo está em estado de inércia. 
Ao mesmo tempo, o freio motor poupa o sistema de freios proporcionando mais durabilidade a peças como lonas, tambores, discos e pastilhas. Aliás, até mesmo os pneus são poupados com essa prática. 
Inclusive, evitar o forçamento do freio em descidas é imprescindível para não provocar o fading, que nada mais é do que o superaquecimento dos componentes. Quando isso ocorre, há uma alta probabilidade de os freios não responderem colocando todos os ocupantes do veículo em risco. 
É válido ressaltar que, ao contrário do que alguns leigos afirmam, o freio motor não é prejudicial aos componentes do motor. Afinal, os automóveis são projetados de modo com que os motoristas possam utilizar o recurso. Então, não há motivos para ter medo de usar essa estratégia, desde que as orientações sejam seguidas corretamente. 
 
Manutenção preventiva 
Apesar de o freio motor ser uma conduta adequada, para que funcione bem é necessário tomar alguns cuidados com o veículo. Por exemplo, a passagem da marcha não pode ser feita de forma abrupta, pois isso leva a uma desordem dos movimentos das engrenagens da transmissão.  
Com o intuito de realizar as reduções no momento certo, tenha como referência o conta-giros mantendo a rotação levemente abaixo da faixa vermelha sempre. 
Por outro lado, o freio motor terá boa resposta somente se os níveis de água e óleo estiverem adequados. Caso contrário, a tendência é a de que haja superaquecimento. 
As pastilhas e a embreagem também devem estar em boas condições, assim como os pneus precisam estar devidamente calibrados. 
Fica evidente, portanto, que a manutenção preventiva é essencial para o funcionamento correto do freio motor.  
 
Agora que você já sabe como utilizar o freio motor corretamente, proteja os seus percursos com os seguros auto da Forlan
 
Conheça os nossos perfis: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também