Telefones

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Geral Loja

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Aprenda a reconhecer problemas na caixa de direção do seu carro

Defeitos no componente comprometem a dirigibilidade e apresentam riscos à segurança. Saiba identificar danos na caixa de direção!

O QUE É A CAIXA DE DIREÇÃO? 
Caixa de direção é a peça que transfere os movimentos do volante às rodas. Portanto, ela combina as engrenagens com o intuito de converter a rotação num curso horizontal. Apesar de raramente apresentar defeitos, quando os mesmos aparecem geram gastos consideravelmente elevados aos proprietários. Só para ilustrar, o custo pode variar entre R$ 630 e R$ 14 mil
Confira a seguir alguns sinais que podem denunciar problemas na caixa de direção! 
 
FOLGA AO GIRAR O VOLANTE 
Sem dúvida, este é um dos sintomas mais comuns quando há defeito na peça. Essa folga faz com que o movimento feito com o volante não chegue às rodas. Para ter certeza de que algo está errado, pare o veículo com o motor ligado e tente centralizar a direção. Em seguida, gire o volante suavemente para a direita e a esquerda observando se as rodas estão sendo esterçadas. Caso o volante gire mais do que 5 graus sem provocar o esterçamento, é necessário levar o carro à oficina. 
Todavia, apesar de haver fortes indícios de defeito na caixa de direção, é possível que outros componentes estejam com avarias tornando a manutenção mais acessível. Por exemplo, o desgaste pode estar em itens como: 
 
▪ Pinhão; 
▪ Cremalheira
▪ Buchas da bandeja
▪ Braço oscilante; 
▪ Terminais de direção. 
 
ATENÇÃO AOS RUÍDOS 
Por outro lado, os sintomas podem se manifestar através de ruídos finos ao esterçar o volante. Eles costumam surgir, principalmente, em curvas acentuadas. Com toda a certeza, o serviço mecânico deve ser procurado rapidamente, porque motorista e passageiros podem estar sujeitos a graves acidentes.  
Da mesma forma que o sinal anterior, os barulhos podem ter relação com danos localizados em outras peças como a barra e os terminais de direção. Ademais, apenas parte da caixa pode estar comprometida. 
 
VAZAMENTOS E TREPIDAÇÕES 
Se perceber que o fluido de direção hidráulica está sofrendo redução no nível de modo mais rápido do que o normal, considere o fato como uma probabilidade de defeito na caixa de direção. Inclusive, é relevante realizar a troca do mesmo de acordo com as especificações da montadora. 
Já as trepidações podem ser observadas ao trafegar em baixa velocidade, considerando que pode haver danos tanto na caixa de direção quanto na junta homocinética ou nos pneus. 
 
DIREÇÃO DURA 
Por fim, se o veículo está exigindo mais força do que o normal durante as manobras, provavelmente a caixa de direção pode estar falhando ou componentes como a coluna de direção, as tubulações, a correia e os pneus não estão funcionando adequadamente. Até mesmo uma calibragem abaixo do ideal pode provocar essa sensação. Por isso, assim como nos demais casos, procure um profissional de confiança para verificar com exatidão o item a ser corrigido evitando gastos altos e desnecessários. 
 
caixa de direção do seu carro apresenta comportamento suspeito? Agende um horário na oficina da Forlan e receba um diagnóstico seguro feito por profissionais altamente qualificados.  
 
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também