Telefones

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Geral Loja

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

4 dicas para fazer corretamente e nunca mais errar a baliza

Fazer a baliza sempre foi um dos maiores temores das pessoas antes de fazer o exame para obter a carteira de habilitação. Mas saiba que muita gente, mesmo depois de passar por essa primeira provação, tem dificuldades para manobrar o carro. Na maioria das vezes, o motivo é o nervosismo: o medo de errar e atrapalhar o trânsito em volta acaba tirando o foco do motorista em suas primeiras balizas.

Mas há algumas dicas que você pode seguir para estacionar com mais tranquilidade. Somente praticando você vai aprender! Vale lembrar aos que estão prestes a tirar a CNH que, a partir de junho, você terá de fazer a baliza duas vezes para passar no exame prático. Portanto, veja os principais truques que separamos para você neste post e vá treinando!

1. Alinhe o carro corretamente usando os espelhos
Com a prática ao dirigir, você vai descobrir que os espelhos são seus melhores aliados e olhar para eles em todas as ocasiões será algo natural. Para fazer a baliza não é diferente: acostume-se a utilizá-los sem ter de virar o corpo para manobrar.

O primeiro alinhamento que deve ser feito, levando em consideração o que falamos, é o do seu retrovisor com o espelho do carro estacionado à frente de onde você vai parar. Você deve deixar dois palmos, aproximadamente, entre eles. Assim, garante distância suficiente entre os veículos para começar a manobra.

Lembre-se, também, de que se o carro tiver o mesmo tamanho que o seu, o alinhamento pelos espelhos é suficiente. Mas se eles forem diferentes, é preciso também alinhar a parte traseira dos dois veículos antes do próximo passo, que é virar o volante.

2. Saiba o quanto deve virar o volante
Feito esse primeiro alinhamento, você chegou à fase mais importante da baliza. É preciso virar o volante completamente para o lado onde está posicionada a calçada. Só então você começa a dar ré para entrar na vaga.

Nessa hora, você deve prestar atenção ao retrovisor do outro lado e seguir lentamente até avistar, por meio dele, os dois faróis do carro estacionado na vaga de trás. Então você pode parar e esterçar o volante todo para o outro lado. Continue dando ré até que o carro fique paralelo à calçada, sempre cuidando para não encostar no veículo atrás do seu.

3. Fique de olho nos sensores de estacionamento
Muitos carros, atualmente, possuem sensores de estacionamento que emitem um alarme quando o carro se aproxima de algum objeto. Esse alerta aumenta de intensidade, quanto mais próximo você estiver.

Isso ajuda o motorista na hora de estacionar, mas você deve tomar cuidado: há objetos que ficam mais altos ou mais baixos do que o lugar onde os sensores estão instalados. Portanto, o uso dos espelhos não pode ser dispensado!

4. Entre de ré em vagas de estacionamento
Agora que você já conhece as melhores dicas para fazer a baliza perfeita, também pode aprender a estacionar em uma vaga de garagem. O ideal para facilitar a saída, especialmente, é que você entre nela de ré, pois isso permite maior esterçamento do volante.

O seu espelho retrovisor deve estar alinhado com a segunda vaga de distância para a vaga que você escolheu. Então, você pode engatar a ré e lentamente deslizar o carro, girando o volante completamente para o lado da vaga escolhida. Use os espelhos para acompanhar toda a manobra.

Seguindo esses truques e treinando sem medo, logo você conseguirá fazer a baliza e parar em vagas de estacionamento com mais tranquilidade. Mas não abuse da confiança: faça isso com cuidado e muita atenção!

Se quiser receber mais dicas para dirigir corretamente, veja este outro artigo sobre qual o momento certo para trocar de marcha! Pode ter certeza de que isso vai ajudar você a economizar combustível e manter o carro livre de problemas.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também