Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Barão

Av. Barão Homem de Melo, 3560, Bairro Estoril - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 2122-8036

Geral Concessionária

(31) 2122-8000

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Forlan

Tipos de farol: saiba quando usar cada um

Utilizar os faróis de forma incorreta impede que outras pessoas vejam o veículo, além de acarretar multas. Entenda como usar os diferentes tipos de farol! 
 
Por que usar os faróis corretamente? 
Atualmente, existe uma variedade de faróis, o que pode deixar alguns condutores confusos. No entanto, procurar entender o momento certo para usar cada um é essencial para garantir a segurança de todos que estão envolvidos no trânsito. Afinal, o recurso ilumina o caminho, permite aos motoristas uma melhor visibilidade e torna o carro visível para outros veículos, pedestres e ciclistas. 
Confira a seguir os tipos de farol mais comuns! 
 
Luz de posição (lanterna) 
As luzes de posição podem ser usadas quando o automóvel estiver sendo manobrado ou parado para embarque ou desembarque de pessoas ou de carga. Ademais, também é aconselhável para momentos de chuva durante o dia. A lanterna é importante, porque proporciona a noção da largura do veículo, bem como alerta sobre a sua presença em determinado lugar. 
 
Farol alto 
Seu alcance é grande, inclusive possui capacidade para iluminar os dois lados do veículo. Dessa forma, entre os tipos de farol, este é o indicado para rodovias e vias sem iluminação. Todavia, quando outro veículo aparecer no sentido contrário, o(a) motorista deve voltar ao farol baixo para não ofuscar a visão do(a) outro(a). 
Devido ao mesmo motivo, o farol alto não deve ser utilizado quando o carro estiver seguindo outro veículo. 
 
Farol baixo 
Possui capacidade para iluminar o que está à frente do carro, porém, ao contrário do farol alto, suas luzes são voltadas para baixo. Tal característica não ofusca a visão de outros motoristas. 
Além de ser utilizado à noite, o farol baixo também deve ser ligado em estradas e túneis escuros e em dias de neblina e de chuva. 
 
Farol de neblina 
Com facho de luz baixo e largo, a altura desse farol é projetada para iluminar o local em que a neblina paira sobre o asfalto. Assim, ele facilita a visualização de sinais de trânsito localizados no terreno. É importante que nessas situações de cerração a pessoa recorra a dois tipos de farol: o de neblina e o farol baixo. 
 
Farol de milha 
Seu facho é mais longo que o alto, o que torna o seu uso muito restrito. Deve ser acionado somente em situações off-road ou estradas com iluminação extremamente precária onde não há outros veículos em circulação. A intensidade dessa luz pode cegar momentaneamente outras pessoas. Assim, seu uso em momentos inadequados pode gerar multa. 
 
Pisca-alerta 
Esta iluminação intermitente avisa aos outros motoristas que o carro está parado ou numa emergência. Seu uso em movimento é considerado uma infração média rendendo multa. Há quem defenda que o pisca-alerta pode ser acionado em movimento quando houver uma frenagem repentina.  
De qualquer modo, é necessário ter senso de acordo com cada situação. 
 
DRL  
Proveniente do inglês “Daytime Running Lights”, que pode ser traduzido para “Luzes de Condução Diurna”, o DRL está disponível em carros que saem de fábrica mais equipados. É permitido o seu uso no lugar do farol baixo em estradas. 
 
Agora que você já sabe quando usar os diversos tipos de farol, não deixe de revisá-los e realizar a manutenção para o funcionamento adequado. 
Na oficina da Forlan, você conta com peças originais e mecânicos de confiança. Agende seu horário por aqui
 
Siga nossos perfis nas redes sociais: FacebookInstagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

(31) 2122-8000

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também