Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Barão

Av. Barão Homem de Mello, 3450, Bairro Estoril - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 2122-8036

Geral Concessionária

(31) 2122-8000

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, Quarteirão 2A, Bairro Pampulha - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Jorlan

Saiba como dirigir durante a gravidez de forma mais segura

Não há lei que impeça a mulher de dirigir durante a gravidez. Mas, algumas recomendações são importantes para aumentar a proteção da mãe e do bebê. Entenda!

Por que redobrar os cuidados na gestação? 
A mulher grávida possui uma lista de atividades diárias a cumprir: ir a consultas, fazer compras no supermercado, pesquisar preços para a mobília do quarto do bebê, entre várias outras obrigações. Dirigir durante a gravidez, portanto, pode ser inevitável. 
Ainda que o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) não determine regras ou um limite de tempo dentro da gestação para a condução de um veículo, os médicos afirmam que algumas atitudes podem fazer total diferença. 
Veja como aumentar a proteção da mãe e do bebê durante essa fase tão delicada! 
 
Banco e encosto 
É comum ver algumas gestantes dirigindo com uma almofada no encosto para reduzir as dores na região lombar. No entanto, essa prática é perigosa, já que a barriga pode ficar muito próxima ao volante.  
Para aumentar a segurança garantindo a ergonomia, o ideal é recuar o banco ao máximo. Os pedais devem permanecer ao alcance da condutora de forma com que seja possível acioná-los até o fim sem precisar esticar as pernas em excesso. 
 
Cinto de segurança 
Um dos maiores desconfortos em dirigir durante a gravidez é o cinto de segurança. É importante posicionar a faixa diagonal abaixo da barriga evitando que ela fique sobre o útero. 
 
Longas distâncias  
Conduzir por muito tempo não é recomendado. O cansaço no trânsito durante a gestação tende a ser maior e o corpo precisa fazer alguns intervalos para que a circulação sanguínea não seja prejudicada. 
 
Sinais do corpo 
Antes de pegar o carro, é importante prestar atenção nos sinais que o corpo está emitindo. Contrações, dores e cólicas são indicativos que merecem atenção. Nessas situações, o melhor é recorrer à ajuda de algum outro motorista da família ou a alternativas como o Uber.  
Se algum mal-estar se manifestar enquanto a gestante estiver dirigindo, ela deve parar o carro imediatamente e com segurança para pedir ajuda. Ainda que o sintoma possa parecer irrisório, como uma leve tontura, acidentes graves podem acontecer ao insistir em dirigir. 
 
Estresse 
Ao dirigir durante a gravidez, o cuidado com a pressão arterial e a frequência cardíaca deve ser redobrado. Sair com antecedência e verificar no GPS a melhor rota a ser seguida são ações que podem ajudar a reduzir os picos de estresse.  
Dias de chuva, rotas perigosas e horários de pico devem ser evitados.  
 
Orientação médica 
A gestante deve seguir as recomendações de seu ginecologista. Afinal, cada caso pode exigir cuidados específicos.  
Também, é interessante aliar esse momento à prática de atividades físicas autorizadas pelo médico. Isso irá fortalecer a musculatura evitando a dor lombar frequente nos motoristas.  
No geral, quando não há restrições, os especialistas afirmam que é possível dirigir com segurança até as 34 semanas de gestação.   
 
Agora que você já sabe como dirigir de forma mais segura durante a gravidez, que tal aproveitar as ofertas da Forlan para viver esse momento dentro de um Ford novinho? 
 
Visite nossas redes sociais: FacebookInstagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também