Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Barão

Av. Barão Homem de Melo, 3560, Bairro Estoril - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 2122-8036

Geral Concessionária

(31) 2122-8000

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Jorlan

Descubra o tipo de combustível ideal para seu carro

Ao abastecer o tanque, questões que vão além do preço devem ser levadas em consideração para escolher o tipo de combustível para o seu veículo. Confira!

É necessário fazer rodízio entre etanol e gasolina nos carros flex? 
Há quem espalhe por aí que os carros com a tecnologia flex não podem rodar com apenas um combustível. Isso não é verdade, já que a central eletrônica (ECU) identifica quando o veículo recebe um tipo de combustível diferente daquele que estava no tanque anteriormente. O ideal, no entanto, é percorrer um trajeto de 5 minutos com o automóvel para que ela possa reconhecer a mudança. 
Quem tem essa oportunidade de escolher entre etanol e gasolina, pode levar em consideração os seguintes aspectos: 
 
▪ Etanol: possui uma combustão mais pura, porém sua lubricidade é menor, o que exige um esforço maior por parte da bomba de combustível. Por isso, caso o veículo for mais utilizado em percursos curtos, a troca de óleo será mais frequente. 
 
▪Gasolina: é recomendada para os condutores que usam seus carros predominantemente no trânsito urbano com o motor frio. 
 
Qual a diferença entre o etanol comum e o aditivado? 
O comum é produzido a partir da cana-de-açúcar e com uma mistura de água e álcool com teor mínimo de 94,5%. É uma ótima escolha para quem deseja aproveitar a capacidade de potência do carro. Por ser límpido, não deixa resíduos no motor. Apesar de o etanol comum ser mais barato do que a gasolina, ele tende a durar menos, já que possui alta volatilidade. 
Já o etanol aditivado é um tipo de combustível que contém aditivos para proteger e limpar os bicos da injeção. Também possui anticorrosivos e substâncias para reduzir o nível de atrito entre os componentes do motor. Mas, os carros flex possuem revestimentos que protegem essas partes do sistema e, assim, o uso do etanol aditivado não apresenta vantagens consideráveis. 
 
Qual a diferença entre os tipos de gasolina: aditivada, premium ou formulada? 
A aditivada possui, como o nome indica, aditivos lubrificantes e detergentes dispersantes. Esses compostos mantêm o motor mais limpo, porque evitam o acúmulo de carbonização. Consequentemente, a limpeza proporcionada por esse tipo de gasolina gera economia de combustível. 
A grande maioria dos motoristas escolhem a gasolina comum por ser mais barata. É interessante usar a aditivada algumas vezes para aproveitar os seus benefícios, ainda que em proporções menores. 
Para quem almeja aproveitar melhor a potência do motor, o ideal é abastecer com a gasolina premium. Ela possui octanagem alta entregando ao carro a oportunidade de rodar com mais autonomia e desempenho, sendo uma ótima opção para os esportivos. 
Por último, a gasolina formulada apresenta um preço menor e é feita com derivados de petróleo. Quando as misturas são feitas de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), esse tipo de combustível assume características similares à gasolina comum. No entanto, quando as matérias-primas são de origem duvidosa, a saúde do motor e outros componentes do carro podem ser altamente prejudicados. 
 
Diesel comum ou aditivado? 
O diesel comum gera mais energia e autonomia e o carro passa a consumir menos. É um combustível menos poluente quando comparado à gasolina.  
E, o aditivado possui antiespumantes, detergentes, anticorrosivos e dispersantes.  
Em pouco tempo, o biodiesel (opção mais sustentável produzida à base de vegetais) irá substituir o diesel comum para reduzir os índices de poluição do ar. 
 
Já descobriu qual o tipo de combustível ideal para seu carro? Lembre-se de que além do abastecimento em postos de confiança, a manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil das peças do seu Ford. 
Agende um horário na Forlan!
 
Visite nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também