Telefones

Created by Susannanovafrom the Noun Project

Forlan Barão

Av. Barão Homem de Mello, 3450, Bairro Estoril - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 2122-8036

Geral Concessionária

(31) 2122-8000

Forlan Pampulha

Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, Quarteirão 2A, Bairro Pampulha - Belo Horizonte/MG

Agendamento de Serviços

(31) 2116-1425

Peças e acessórios

(31) 2122-8048

Vendas Diretas

(31) 4009-4034

Geral Concessionária

(31) 4009-4000

Home Blog

Blog Jorlan

5 dicas para aumentar a segurança de crianças no trânsito

Os pequenos são mais vulneráveis no trânsito e tendem a ser mais impacientes. Veja como otimizar a segurança de crianças dentro e fora do veículo!

Situação alarmante 
Segundo a Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, o trânsito se posiciona como o motivo mais recorrente de morte entre crianças de 0 a 14 anos de idade no país. Alguns fatores podem contribuir para esse índice: 
 
✔ As crianças são desatentas e não sabem reconhecer situações de perigo; 
✔ Seus corpos são mais vulneráveis; 
✔ Muitos pais não realizam o transporte correto de acordo com a faixa etária (algo previsto pela resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN); 
✔ O campo de visão das crianças é mais estreito. 
 
Por isso, o cuidado dos adultos em relação à segurança de crianças no trânsito deve ser redobrado. Separamos 5 dicas para tornar essa experiência mais tranquila e feliz. Confira a seguir! 
 
1 – Transporte a criança de forma adequada  
Como mencionado, a forma de carregar crianças a bordo varia conforme a sua idade. Respeitar a Lei da Cadeirinha, a qual normatiza esse transporte, é fundamental para tornar o trânsito um lugar mais seguro. 
Veja qual recurso deve ser usado em cada situação: 
 
✔ Até 01 ano de idade: bebês dessa faixa etária e com peso de até 13 quilos devem ser levados no Bebê Conforto. Esse item de segurança necessita ser colocado no assento traseiro com uma inclinação de 45 graus e de costas para o banco do motorista. 
 
✔ Entre 01 e 04 anos de idade: a partir dessa faixa etária, os pais devem instalar a cadeirinha (voltada para a frente) no banco traseiro. Ao colocar a criança no acessório, o cinto de segurança deve passar por todos os pontos indicados no acessório. 
 
✔ A partir dos 04 anos de idade: para as crianças que estão entre 18 e 36 quilos, a norma é recorrer ao assento elevado associado ao uso do cinto de segurança de três pontos. Depois, entre os 07 e 10 anos de idade, a criança poderá andar como os adultos, sem o uso de nenhum acessório, desde que esteja no banco traseiro e usando o cinto de três pontos. Nessa faixa etária, somente será necessário o uso do assento elevado quando o cinto não ficar ajustado da maneira correta (crianças com altura inferior a 1,45 metros). 
 
2 – Use cortina de proteção 
segurança de crianças no trânsito também envolve particularidades como o cuidado com a pele. A aplicação de película nos vidros não reduz de forma suficiente a incidência de luz solar nessa pele mais sensível. Por isso, instale uma cortina de proteção para bloquear o calor e evitar problemas de saúde. 
 
3 – Ensine a criança a atravessar as ruas 
Fora do veículo, a criança também está bastante exposta aos riscos do trânsito. Ensine quais são os deveres do pedestre e os significados dos sinais presentes nas placas, nos avisos luminosos e em outros suportes. 
Reforce as seguintes orientações: 
 
✔ Atravessar a rua olhando para os dois lados, ainda que a via não seja de mão dupla; 
✔ Jamais atravessar a rua fora da faixa de pedestre e antes de conferir os dois lados várias vezes; 
✔ Mesmo durante a travessia, continuar olhando para os dois lados da via para prevenir surpresas; 
✔ Tomar cuidado com a entrada de garagens e estacionamentos. 
 
4 – Use recursos para distrair as crianças 
Os pequenos perdem a paciência rapidamente, especialmente quando os percursos são muito longos. Por isso, alguns acessórios podem facilitar o dia a dia do condutor e aumentar a segurança de crianças.  
Um exemplo é a instalação de DVD para os passageiros do banco traseiro.  
Também, é possível entregar à criança pequenos brinquedos que não prejudicam a atenção do motorista colocando em risco a direção.  
A fome é outro motivo de irritação. Para amenizar isso, existem aquecedores de mamadeira que podem ser conectados ao adaptador de alimentação elétrica. 
 
5 – Supervisione as brincadeiras de rua 
É muito arriscado permitir que a criança brinque na rua sem a supervisão de um adulto, especialmente nas grandes cidades. Acompanhe-a quando ela quiser andar de patins, bicicleta ou skate. Nessas situações, dê preferência ao uso de calçados fechados.  
Invista em equipamentos certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como refletores, espelhos e capacetes. 
 
Está preparado(a) para aumentar a segurança de crianças no trânsito? Se o seu automóvel ainda não conta com todos os itens de proteção, confie na equipe da Forlan para realizar a instalação de acessórios originais. Clique aqui
 

Visite: Facebook e Instagram.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(31) 4000-1618

Adicionamos você também